segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

[RESENHA] A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro

"Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um."

A Filha da Minha Mãe e Eu




 Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788563219152
Ano: 2012
Páginas: 272








 "A Filha da Minha Mãe e Eu" é um livro nacional, o que me assustou um pouco. É tão difícil encontrar livros nacionais escritos dessa maneira! É um completo romance, onde retrata a relação entre Mariana e sua mãe. Confesso que a relação das duas não me dá muita inveja. Mariana parece implorar pelo amor de sua mãe, enquanto esta só dá atenção ao seu irmão mais velho.
Outro ponto que me chocou um pouco foi o entendimento (da mãe) do "amor" entre Mariana e o pai. É claro, amor fraternal. Mas não pra ela. Vou citar uma cena que me chamou atenção, onde o pai de Mariana está indo viajar e, depois de se despedir de todos, quase entrando no carro, Mariana corre até o pai para lhe dar um segundo beijo. Ao voltar para casa, a mãe fica dias sem falar direito com ela. Ao perguntar o que aconteceu, a resposta é que "a última pessoa que beija seu pai sou eu, A ESPOSA, e não a filha, entendeu?" :O
Tenso, né. 
Mariana percebe que sua mãe morre de ciúme dela, e que sente estar sendo deixada de lado pelo marido. Conforme vai crescendo, ela vai passando por situaçãos (narradas no livro) em que aprende a ser "mãe de sua mãe", ou seja, protegê-la, e não o contrário. 

Outro ponto muito importante a ser comentado é que, pela sinopse, podemos entender que o livro se trata de uma gravidez na adolescência e que, só então, é que as duas passam a rever seu relacionamento. NÃO, NÃO, NÃO! Não é nada disso! O livro não fala NADA sobre gravidez na adolescência. Muito pelo contrário, abrange temas um pouco mais pesados. (Um pouco! Calma, não é nada de ASSASSINATO, rs). Acontece que descobrimos tanta coisa sobre a vida de Mariana, sobre sua família, que o livro se torna fascinante. Essa família teve que passar por muitas coisas complicadas e confesso, inesperadas.

É o primeiro romance de Maria Fernanda e eu posso dizer: ela acertou em cheio!

Skoob.
✩✩✩✩✩ - Ótimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário