terça-feira, 11 de dezembro de 2012

[RESENHA] Ana Karênina - Tolstói.


"Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal."
 
 






Edição: 1
Editora: Nova Cultural
ISBN: 8513010979
Ano: 2003
Páginas: 654
Tradutor: Mirtes Ugeda







Geeente, finalmente! haha
Terminei Ana Karênina, e foi o livro que mais demorei pra ler. Mas o problema não foi (só) o livro. Comecei a lê-lo em época de provas da faculdade e tinha muitas outras coisas pra fazer... enfim! Agora terminei e aí vai minha opinião...

O livro é um clássico e traz a história extra-conjugal de Ana Karenina e de seus problemas para enfretá-la. Porém, em algumas partes, a história percorre caminhos totalmente diferentes do romance. Fala da política russa, da vida no campo, de Kitty (outra personagem que tem seu romance narrado no livro). Não posso deixar de dizer que o livro é ótimo, porém, demorado. 
Já vi um blogueiro comentando que se o livro tivesse apenas 70% de seu conteúdo, seria mais fluído e não interferiria em nada na história. E sou obrigada a concordar com ele. Tolstói descreve muitas coisas que não mudam em nada a história, e, quando você lê, dá a impressão de que poderia ter pulado aquela parte e voltado na história original, sabe? Como se ele viajasse um pouco na escrita.
Mas o resultado é ótimo e não me arrependo de ter lido. 
Indico pra quem quer um clássico romântico e, de alguma forma, quer aprender um pouco mais sobre a realidade russa da época.

Skoob.
✩✩✩✩ - Muito Bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário