terça-feira, 25 de dezembro de 2012

[RESENHA] Persuasão - Jane Austen

"O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciada, pois tem uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original, pelo fato, entre outros motivos, de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança."




 

Edição: 1
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572327954
Ano: 2010
Páginas: 241
Tradutor: Roberto Leal Ferreira




 


Anne e Frederick são noivos e apaixonados, porém, Anne é persuadida, por sua amiga, a deixá-lo, pois, segundo os argumentos da amiga, apesar de inteligente e bonito, o moço é pobre, deixando de ser um bom partido para uma Elliot (sobrenome da família). 
Oito anos se passaram. O pai de Anne precisa alugar sua casa, e, entre tantos locatários disponíveis, quem aparece? o cunhado de Frederick. Isso quer dizer que o moço estará sempre na vizinhança.
Anne tenta, de toda maneira, fugir desse encontro. Porém, as tentativas são vãs.
A irmã de Anne, Mary, é casada com Charles Musgrove, e suas cunhadas, Henrietta e Louisa, se mostram ambas um bom partido para Frederick, que aparece procurando uma parceira. Será que Frederick esqueceu completamente o amor que sentia por Anne, ou criou um sentimento de repulsa? E Anne? Após oito anos, o amor deles continua?

O resto da história se passa nesse enredo e, é claro, com outras pequenas tramas. 
Persuasão é o último livro da autora. 
Li a edição da "Coleção a obra prima de cada autor" e achei muito interessante que, no final do livro, temos a oportunidade de ler o primeiro final que Jane Austen escreveu, mas que se arrependeu, e acabou mudando para o original. 

Skoob. 
✩✩✩✩ - Muito Bom.

3 comentários:

  1. Interessante..... fiquei curiosa para saber o q acontece com eles...... Parabens pelo blog....

    ResponderExcluir
  2. É um livro clássico que se encontra em bibliotecas facilmente, então não há porque não ler hahaha muito obrigada! beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro todos os livros da Austen, Persuasão é um dos mais intensos. Me deu uma vontade de reler!

    ResponderExcluir