domingo, 25 de novembro de 2012

[RESENHA] Os catadores de conchas - Rosamunde Pilcher

"A saga de Penélope Keeling, filha de um pintor vitoriano idoso e de uma jovem francesa, liberal e independente, cuja existência confunde-se com a de milhares de mulheres. O universo de uma mulher vigorosa, firme e bela. A saga familiar de Rosamunde Pilcher, lançada em 1987, na Europa e, em 1990, no Brasil, ganha uma introdução, escrita pela autora, em homenagem à trajetória de sucesso da obra. Neste texto, Rosamunde conta a história da criação de Os Catadores de Conchas."








Edição: 38
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528601114
Ano: 2009
Páginas: 700










O livro conta a história dos Keeling. Penelope, a protagonista, é a filha de um pintor falecido que nunca fez muito sucesso. Porém, de repente, suas obras adquirem valor no mercado. Tendo ela herdado o quadro "Os Catadores de Conchas" e, sendo este o quadro mais valioso do pintor, as disputas entre a família começam. Conhecem aquela frase: "A herança é o que os mortos deixam para que os vivos se matem"? Pois é, ela se encaixa perfeitamente aqui. Pessoas que antes nunca se interessaram pelo quadro, agora, querem fazer a cabeça de Penelope para que ela venda o mesmo por um valor extraordinário. Ocorre que ela é muito apegada à obra, sendo esta a única lembrança de seu falecido pai. 
Tenho os catadores de conchas há, pelo menos, 3 anos. Já li vários livros da Rosamunde e amei todos eles. Mas este, em especial, me fazia desistir no começo da história, por ser parada e sem acontecimentos especiais. E, além disso, o livro é bem longo. Porém, estava louca pra ler um romance e, dessa vez, Os Catadores de Conchas me chamou atenção. E prometi pra mim mesmo que não pararia de lê-lo na metade.
Nem foi preciso. O comecinho do livro é, realmente, meio parado. Mas logo começam os acontecimentos importantes e os romances vão se iniciando e você já não consegue largá-lo. Me arrependi de não ter lido antes. 
Outro ponto muito legal do livro é que ele é cheio de romances entre personagens variados. Temos várias histórias românticas em um mesmo livro, e é fascinante! A cada página, amor, amor e amor. Portanto, a história não gira somente em torno do problema da herança, mas cria histórias e romances independentes, que no fim passam a se encaixar. Filosófico, até certo ponto. Dará um tapa na cara de muitas famílias por aí e é por isso que não é todo mundo que vai gostar (talvez por se identificar).
Se você procura um livro bem romântico, é este! Amei, como todos os outros da autora. E esse ainda com um toque especial, por incluir várias histórias. 

Obs: Li em algum lugar que o livro Setembro, da autora, é continuação deste, mas que não ficou tão famoso. Entrou pra minha lista de próximos livros a serem lidos.


Skoob.
✩✩✩✩✩ - Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário